Campo Grande antigo: morador do bairro mantém acervo particular com réplicas dos veículos
sábado, 17 de novembro de 2012Ainda é possível viajar tranquilamente de bonde em Campo Grande. Mas sem sair do lugar. Basta embarcar numa das seis réplicas estacionadas no quintal do motorista de caminhão Luis Damásio, no bairro, para conhecer melhor os anos de ouro deste meio de transporte, num passeio histórico.
Quem tem passe livre na casa de Damásio sai na frente. Quem não tem, pode apreciar os bondes em miniatura nas exposições do bairro para onde costumam seguir. Cada réplica, baseada em fotos, levou pouco mais de um mês para ser construída, pelo próprio Damásio.
— Eu fiz os bondes, mas não sou artista plástico. Cismei de fazê-los. E ganhei algumas fotos do seu Waldemar, na época, o maior colecionador da história dos bondes no Brasil. Outras consegui com seu Jessé, ex-motorneiro — destaca Damásio.
E mostra a réplica do primeiro bonde a circular no bairro, puxado por burros e que saía da Estação de Campo Grande com destino a Santa Clara, um sub-bairro hoje pertencente à Guaratiba. Em 1912, havia sete desses bondes.
Outro bonde, de cor prata, difere dos modelos tradicionais. É um dos que chegaram ao bairro quando o transporte foi desativado, no Centro do Rio. Em foto, tem até o bonde funeral, que levava os caixões do bairro.
— Os bondes deveriam voltar a circular. O bairro perdeu sua identidade.
Fonte: Jornal Extra
Mais notícias sobre Campo Grande RJ:
- Cerimonialistas de Santíssimo e de Campo Grande contam que anfitriões preferem Katy Perry a Kenny G
- Parceiro do RJ visita baile de dança de salão em Campo Grande
- Corpos de homens mortos em Campo Grande são encontrados em Bangu
- Escultura da laranja, no Centro de Campo Grande, está ficando no bagaço
- Campo Grande é uma das regiões que já registram surto de dengue no RJ
Ooooh! quantas viagens fiz de Campo grande a Pedra de guaratiba e Ilha para ir a praia.Era bom demais e eu não sabia, na época pedia a minha mãe pra ir de ônibus, pois tinha medo de quando o bonde saia dos trilhos.Mas era muito bom.Desde 82 que estou em Vitória E.S.Nunca vi isso por aqui.
Voce não postou a foto dos bondinhos, será que poderia fazê-lo? Morei em BH na é poca dos bondes e sou apaixonado por bondes, tenho essas miniaturas de bondes que são apontador de lápis, me parece que feito de chumbo, procuro na internet onde tem réplicas de bondes mas não encontro. Se voce souber onde posso encontrar bondinhos de brinquedo ou mesmo de enfeite, me dê uma dica, estou procurando para comprar e apreciá-los, usar de enfeite em minha casa. Abraços!!!
Oi José, infelizmente não temos como indicar um lugar para comprá-los e nem temos fotos do evento.
Obrigada pelo comentário