Cemitério de Campo Grande recebe ação de conservação para o dia de finados
quarta-feira, 31 de outubro de 2012A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos iniciou nesta segunda-feira, uma operação de conservação no entorno dos cemitérios da cidade que receberão a população no Dia de Finados, na próxima sexta-feira.
Os cinco cemitérios que, tradicionalmente, registram o maior fluxo de visitantes (Complexo do Caju, São João Batista, bairro de Irajá, Inhaúma, Realengo, Campo Grande e Santa Cruz) terão atenção especial. Os trabalhos serão executados por equipes da Coordenadoria Geral de Conservação (CGC), Rioluz e Comlurb.
A CGC programou serviços de recuperação asfáltica, reparos em pisos em pedras portuguesas e em cimento, renivelamento de meio-fio, limpeza do sistema de drenagem, além de substituição de grelhas. A Rioluz cuidará da manutenção dos circuitos de iluminação pública para a correção de lâmpadas apagadas à noite e das que permaneciam acesas durante o dia. Já a Comlurb fará reforço na limpeza, roçada e revisão das papeleiras e contêineres.
A Coordenadoria de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários também reforça fiscalização em todos os cemitérios, notificando as concessionárias para correção de não conformidades.
Em 13 cemitérios administrados pela concessionária Santa Casa de Misericórdia serão realizadas missas programadas. O Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, rezará missa no Dia de Finados, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, às 8h. Às 10h, a missa será no Cemitério da Ordem 3ª de Nossa Senhora do Monte do Carmo (Cemitério Tradicional/Vertical), que é particular e permissionário da Prefeitura, e às 16h no Cemitério de Santa Cruz.
Os cemitérios da cidade são os seguintes: São João Batista (Botafogo), São Francisco Xavier (Caju), Inhaúma (Del Castilho), Ilha do Governador (Cacuia), Irajá (Irajá), Jacarepaguá (Pechincha), Ricardo de Albuquerque (Ricardo de Albuquerque), Realengo (Padre Miguel), Campo Grande (Campo Grande), Santa Cruz, Paquetá (Paquetá), Piabas (Recreio), Guaratiba (Guaratiba), Cemitério dos Ingleses (Gamboa), Cemitério Parque Jardim da Saudade (Sulacap), Comunal Israelita do Rio de Janeiro, Cemitério do Catumbi (Catumbi), Cemitério Tradicional (Caju), Memorial do Carmo (Caju), Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (Caju) e Cemitério Parque Jardim da Saudade (Paciência).
Fonte: O dia
O mais grave no Cemitério de Campo Grande é estar exaurido de espaços para sepultamentos. Vários moradores locais, tiveram a contingência de sepultamentos em outros municípios, por falta de disponibilidade, conforme as ocorrências em dias de muito movimento. Trata-se de desrespeito grave à cultura e aos direitos humanos.