Prefeitura inaugura Espaço de Desenvolvimento Infantil em Campo Grande
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou na manhã desta quarta-feira (30/01) mais dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira unidade inaugurada foi o EDI Professor Marco Altino de Oliveira, em Campo Grande. Em seguida foi a vez do EDI Professora Giovana Bansi, no bairro de Senador Camará. As duas unidades foram construídas pela Secretaria Municipal de Obras, através da Riourbe, e juntas somam um investimento de R$ 7,6 milhões. Com as inaugurações, a Prefeitura aumenta o atendimento em pré-escola na cidade em mais 425 vagas.
– Nós estamos fazendo uma revolução na Educação Infantil. Mais importante que dar a tranquilidade para as mães trabalharem, é dar também uma educação de qualidade desde a primeira infância. Pesquisas mostram que a criança que teve uma atenção adequada quando era pequenininha, vai ter um desempenho muito melhor quando for alfabetizada. Estamos conseguindo não só diminuir a falta de creche, estamos construindo creches com qualidade. Eu visitei creches no mundo inteiro e nunca vi espaços com a qualidade desses aqui construídos pela Prefeitura – disse a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, que participou das duas inaugurações.
Na Zona Oeste já foram inaugurados 56 EDIs, sendo nove em Campo Grande e quatro em Senador Camará. O EDI Professor Marco Altino de Oliveira terá capacidade para atender até 275 crianças, com 225 vagas para creche e mais 50 para pré-escola. Já o EDI Professora Giovana Bansi oferecerá 150 vagas em creche. Os dois contam com salas de atividades, berçários, lactário, fraldário, solário, sala de primeiros atendimentos, além de áreas administrativas.
Desde 2009, a Prefeitura do Rio criou 23.753 novas vagas em Educação Infantil, em 103 EDIs construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento. Para os próximos quatro anos, estão previstas a criação de 30 mil novas vagas para esse atendimento. Os EDIs seguem o novo modelo de atendimento à primeira infância que integra creche e pré-escola e são dedicados a crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses de idade.
Mais notícias sobre Campo Grande RJ:
- Vagas para idosos: CET-Rio tem posto para cadastros do cartão de gratuidade em Campo Grande
- Campo Grande: SMTE oferece 299 vagas para pessoas com deficiência
- Queda de motociclista causa lentidão em Campo Grande
- Campo Grande registra a única morte por dengue do ano no Rio de Janeiro
- Biblioteca em Campo Grande disponibiliza acesso gratuito à Internet